segunda-feira, 16 de maio de 2011

Futebol dos guris

Este post será mais para ficar na lembrança, pois o time que sou o couch vem perdendo todos os jogos, o primeiro foi 4 a zero, o segundo 6 a zero, o terceiro 4 a zero, mas no quarto jogo tivemos uma melhora e perdemos só de 4 a 2. E Atur marcou os dois gols do nosso time. No nosso time a maioria dos meninos está no início dos 7 anos e pelo que percebi isso faz uma diferença enorme. A idéia desse evento para os guris é para ter diversão desenvolver a cordenação motora tomar gosto pelo esporte. Mas eu percebi que o time estava ficando triste e desgostoso com as derrotas e sem poder reagir.

Eu tava fazendo aquele papel de que estava tudo bem e que não importava ganhar ou perder e sim participar, ter diversão e fazer amigos, etc. Mas neste último jogo eu acabei cobrando mais dos guris, comecei a dar umas broncas e gritar para incentivá-los, comecei sendo mais 'duro' com Artur dizendo que ele precisava correr mais e tentar levar a bola para o gol ao invéz de somente chutar. Parece que a alegria dos curis é chutar a bola não importa em qual direção. O couch de cada time fica dentro do campo ajudando na arbitrágem. A mudança de atitude fez uma grande diferença e os guris melhoram muito o rendimento. Eu percebi isso olhando os técnicos dos outros times. No seminário que tivemos diziam para ir bem leves e deixar o meninos bem a vontade, mas aparentemente, mesmo pegando leve devemos botar uma pressãozinha na molecada, inclusive os país ficavam gritando e incentivando os guris de uma forma mais energética.

Os jogos acontecem duas vezes por semana, terças e quintas, e cada dia temos 15 minutos de treino e 30 de jogo. Eu preparei treinamento, fiz desenho e esquema em papel e levo a prancheta, mas você pensa que os guris querem fazer algo sério, querem mais é brincar. No treino passado eu inventei uma brincadeira chamda "Chachorro Louco", onde eu era o cachorro e eles tinham que tocar a bola antes que eu chegasse neles. O que no Brasil chamamos de "bobinho". Eles simplesmente adoraram e fizeram direitinho, mas os treainos onde botos cones para eles fazerem zig-zag conduzindo a bola é uma brincadeira só.

De agora em diante eu vou puxar mais um pouco deles :)

Como diria meu brother Che: "AY QUE ENDURECER SIN PERDER LA TERNURA! "

Um comentário:

José Maria disse...

Bem, os dois últimos jogos foram diferentes, um perdemos só de 4 x 3 e o outro de 5 x 1, mas neste último tinha um guri que até pedalada sabia dar.