quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Virei professor virtual.

Uma coisa que eu estava setindo falta do Brasil era a atuação como professor. Pois desde os 21 anos que dou aula em faculdade/universidade e 2 anos antes de imigrar eu tinha me tornado professor universitário federal.
Para ser professor universitário aqui só com Douturado e não tem tanta oportunidade como no Brasil de forma que realmente valha a pena investir no doutorado a esta altura. Acho que vou ficar só no mestrado mesmo. :-(
Daí resolvi tentar uma abordagem diferente e coloquei um anúncio num site tipo o mercado livre do Brasil.
Os contatos que tenho recebido são pessoas que estão fazendo cursos na área de programação e precisam de ajuda, seja revendo alguns conceitos, seja fazendo exercícios.
Lógico que não faço o exercício dos caras, apenas mostro possíveis direções e reviso os pontos que vejo que eles estão precisando.
Por equanto estou usando o skype e compartilhamento do desktop para dar as aulas/orientações. A grande vantagem que não tenho que me deslocar, faz muita diferença no inverno.
E o pagamento é por correio ou paypal, após as aulas se o cliente ficar satisfeito. Aqui acho que vai funcionar :)
Pelo andar da carruagem a coisa vai ser bem legal e pode gerar bons frutos.

3 comentários:

VictorL disse...

Legal a idéia. Eu estou no processo federal skilled worker (com job offer) e a empresa que me deu o sponsor é a que estou trabalhando atualmente - do Brasil. :-)

100% remoto e funciona mesmo. Inclusive já fiz uns cursos remotos também. Mas essa sua abordagem é da hora!

Parabéns.

José Maria disse...

Eu tive uma experiência semelhante trabalhando para uma empresa canadense ainda estando no Brasil, mas já estava com o visto quando comecei. Era uma startup e a idéia era só ganhar a tal da experiência cadadense para quando chegar aqui arranjar emprego mais fácil.
E foi o que aconteceu, arranjei um bom emprego em menos de 1 mês.

Felipe disse...

Olá legal o post josé!
Poderia indicar algumas empresas canadenses que aceitam desenvolvedores .net brasileiros para uma experiência como essa que você fez antes de imigrar? Tenho interesse também, e seria legal uma primeira experiência de trabalho assim. Mas segundo um amigo meu, é muito difícil para desenvolvedores, diz que é mais comum as empresas pagarem por DBAs, é verdade isso?
Obrigado!