quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Projeto Vancouver

O blog estava meio parado, pois depois do segundo ano a gente vai ficando sem novidade e coisas que eram maravilhosas no início passam a ser normais. Mas agora teremos novidades novamente.

Desde que chegamos sempre conversamos se devíamos experimentar outras cidades, pois apesar de amarmos Edmonton sempre vinha aquela dúvida se não poderia ser melhor em outra cidade. Por várias vezes abortamos o assunto por pensar que usando essa lógica nunca iríamos parar sossegado num lugar.

Já tínhamos pesquisados algumas outras cidades, tipo Calgary, Toronto e Ottawa, mas sempre deixávamos para lá. Conhecemos um casal, do qual ficamos bem íntimos que se mudou para Vancouver e eles sempre diziam para não comprarmos casa aqui antes de conhecemos Vancouver, mas sempre ouvíamos dizer que o custo de vida em Vancouver é o mais alto do Canada e conseguir um bom emprego lá é quase impossível, daí nunca nos empolgamos.

Um belo dia apareceu internamente na empresa que trabalho uma vaga para Victoria que é a capital de British Columbia. Victória fica ao lado de Vancouver. Quando falei com a esposa ela foi pesquisar sobre Victoria e entramos em contato com o casal de amigos que está morando lá. Ficamos encantados com a cidade e nos empolgamos bastante. Acabou que o processo para essa vaga esta rolando até hoje e já fiz algumas entrevistas e papelada, mas nenhum definição ainda.

Como bom brasileiro eu resolvi arriscar e procurar emprego por lá, fiz várias aplicações usando os sites de emprego e consegui algumas entrevistas. De fato o mercado lá é bem mais concorrido e as seleções são bem mais criteriosas. Tive respostas positivas, mas com um salário mais baixo que o que tenho e não me empolguei muito, mesmo sabendo que no mercado lá o salários são normalmente mais baixos. Tive respostas interessantes também do tipo : - Gostamos muito de você, você foi muito bem na entrevista técnica, mas notamos pelo seu currículo que você mudou muito de emprego nos últimos anos e preferimos pessoas mais acomodadas em empregos ou conseguimos achar alguém semelhante já aqui no mercado local.

Teve uma vaga que me encontou, pois era numa grande empresa e com um salário ainda maior que o que tenho atualmente em Edmonton. Por sorte a vaga exigia bastante coisa diferente e eu tive bastante experiência recentemente com quase tudo, coisas tipo .Net, MVC, WCF, Microsoft CRM e Sharepoint, análise de sistemas, Unit tests, entre outras coisas.

Fiz três entrevistas e duas provas e acabei por fazer uma certificação em .net, pois era um dos requisitos e como eu não tinha disse que se me dessem uma semana eu consegueria a certificação. Acabou que a empresa gostou e pagou minha passagem para ir fazer uma última entrevista pessoalmente.

Aproveitei e estou indo com a família para fazer um reconhecimento da cidade e fica uma semana inteira lá. Espero que dê tudo certo.

3 comentários:

Igor Leonardo disse...

Zé, vc é o kra!
E ainda acabou virando inspiração p idéias e projetos.
Boa sorte meu caro, afinal, quem procura acha!

Rumo ao Canada disse...

Boa sorte men, td vai dar certo ^^

jonny jones disse...

Moving up north is a great idea and Canada is a beautiful and friendly country. The job market is up and the cost of homes has gone down so why not come Canada and give it a try?
edmonton storage