terça-feira, 16 de julho de 2013

Seis meses de Vancouver e 3 anos de Canada

Desde a vinda para Vancouver que não tenho postado no Blog, estava usando exclusivamente o facebook.
Caso você queira conferir esse é o link: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003060518387

Mas depois de seis meses aqui em Vancouver gostaria de dizer algumas coisas. Primeiramente eu amava Edmonton e agradeço até hoje a dica do meu amigo Uelber de vir para Edmonton ao invés de Toronto, como eu tinha planejado inicialmente. Realmente para quem tá chegando sem experiência canadense e ainda com o inglês capenga, Alberta é um paraíso.

Constatemente a gente conversava sobre continuar em Edmonton ou experimentar outra cidade. E ponderávamos sobre as coisas que gostávamos e não gostávamos em Edmonton. Colocando ambas na balança o saldo era extremamente positivo. Mas sempre ficava aquela dúvida: Aqui é muito bom, mas será que não seria melhor em outra cidade. Mas a gente sempre chegava a conclusão que pensando assim a gente não iria para em nenhuma cidade.

Numa dessas ponderações nós percebemos que o único ponto mais difícil em Edmonton era o clima, pois são muitos meses de frio e que as outras coisas boas deveriam existir também em outras cidades canadense. Daí Vancouver aparecia como a candidade, justamtne por ser a única grande cidade do Canada com clima mais ameno. O problema é que sempre ouviamos coisas sobre Vancouver tais como:

  • custo de vida absurdamente caro;
  • impossível arranjar emprego;
  • Os salários são baixos;
  • qualquer apartamento é perto de um milhão;
  • chove o tempo todo;
  • que o ceu é sempre cinzaas pessoas tem depressão;
  • só tem chines  (não que isso seja problema, mas as pessoas diziam);
  • o povo é mal educado;
  • o transito é um inferno;
  • as casas são velhas e pequenas;
  • é a cidade canadense com o maior percentual de gays (não que isso seja problema, mas as pessoas diziam) 
  • ...
Foi quando, numa dessas conversas sobre experimentar outras cidades que a esposa disse: -Olha, eu estou muito feliz em Edmonton e não quero ficar mudando de cidade, mas sigo você para qualquer lugar, mas se você quiser experimentar outra cidade vamos começar por Vancouver.

Lembro quando eu disse aos colegas de trabalho que estávamos pensando em ir para Vancouver e quase todos batiam no meu ombro e diziam: -Boa sorte, arranjar emprego lá não é fácil.

Bem, como eu nunca fui muito de dar ouvido aos outros, acabei decidindo procurar um emprego em Vancouver, no post anterior eu expliquei como aconteceu. Acabei arranjando um excelente emprego e ainda com um salário maior que o que eu tinha em Edmonton. Difícil até de acreditar, foi muita sorte.

Mas depois desses 6 meses aqui, estou muito satisfeito de ter tomado essa decisão e ter corrido o risco, pois pudemos constatar que o que ouviamos eram mitos ou exageros, quase todas as coisas eram meia-verdades ou realidade apenas num local.

Se eu já era feliz no Canada posso afirmar que em Vancouver a felicidade está redobrada. O inverno aqui é como a primavera de Edmonton e tem lugares bonito para todos os lados, inúmeras opções de lazer baratas e acessíveis.

Estamos comprando uma casa, mas este é assunto para o próximo post.

2 comentários:

Denise Helena disse...

Ze eu tb sempre ouvi que em Vancouver chove muito, na verdade era a unica coisa da sua lista que sabia.. e agora nem sei se estou certa... bj boa sorte!

José Maria disse...

O chove muito eh uma meia verdade, pois nao eh a chuva como imaginamos e nao eh o dia todo.