terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Adeus Edmonton

Amanhã iremos definitivamente para Vancouver. Mais uma vez vendo o apartamento vazio me lembro da mesma sensação que tivemos há 2 dois anos e meio atrás quando viemos para o Canada. Edmonton é uma cidade que nós gostamos muito, tivemos muitas alegrias e fizemos muitos amigos por aqui. Se não fosse pelo frio seria o lugar ideal. Todo mudança nos deixa apreensivos e com um friozinhona barriga, mas a vinda para o Canada foi a maior aventura que já tivemos, uma vez aqui tudo fica mais fácil, pois já temos a tal famigerada "experiência canadense" e tudo fica mais fácil. Quando viemos não tínhamos emprego e ainda a dúvida se o inglês seria bom o suficiente para a arrumar emprego. Agora não temos mais esta dúvida, estamos indo para Vancouver já com um bom emprego e pela semana de reconhecimento que passamos lá, temos forte convicção que a adaptação será extremamente fácil.

Terei saudades de Edmonton, pois é uma cidade com muitas opções de lazer para família, segura, tranquila e muito espaçosa. Tivemos bons tempos aqui, mas chegou a hora de buscar um novo sonho. O mais interessante é que nunca tínhamos considerado Vancouver como um possível destinjo, pois cometemos o erro de acreditar em tudo que ouvíamos: o custo de vida é muito alto, chove demais, é uma cidade grande com problemas de tráfego, tem gangues, quase impossível arranjar emprego, etc. A lição que aprendemos é que algumas coisas precisamos verificar e vivenciar nós mesmos, pois muitas das coisas que as pessoas repetem sem conhecimento são como mitos e por serrem repetidas tantas vezes e por tantos acaba soando como uma verdade absoluta, mas no fundo não passam de opiniões vazias e sem fundamentos.

Se voltássemos no tempo eu teria novamente escolhido Edmonton como a primeira cidade para vir, pois o mercado de TI é extremamente aquecido não sendo difícil arranjar emprego mesmo com um inglês de imigrante recém chegado e sem experiência canadense. Além de ser uma cidade muito boa de morar.

Das coisas que ouvi sobre Vancouver a única que realmente concordo é que é um mercado mais competitivo e bem mais difícil de arranjar emprego.

Este será um Ano Novo com muitas coisas novas: cidade nova, província nova e emprego novo. Uma coisa que já pude notar é que há grande diferença entre as províncias no Canada,

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber como voce fez na mudanca de todas as suas coisas de uma cidade para a outra, tipo moveis, veiculos, etc. Seria interessante um texto sobre isso.
Abracos.

José Maria disse...

Nos contratamos a empresa BC-Alberta movers para as coisas e carros. O carros vieram de trem e os custos foram. $1,500 para as coisas e $600 para cada carro.
http://www.bc-albertamovers.com/

Anônimo disse...

Grande Zé,
Hora de mais uma mudança :) Gostei de sua atitude de ir verificar pessoalmente a cidade, evitando deixar pensamentos negativos de terceiro mudar tua vida. Abração cuide-se e boa nova jornada
Igor Gonçalves

Joao Paulo disse...

Boa Sorte Zé !!