terça-feira, 8 de março de 2011

Demonstração de educação dos motoristas

Ontem, pela primeiro vez eu vi um sinal sem funcionar e mesmo assim o tráfego fluia normalmente.
Era um cruzamento e cada motorista espera pela sua vez, sendo que de cada rua ia apenas um carro.
Não tinha guarda de transito e os próprios motoristas gerenciavam as filas.
Bonito de se ver, um carro de cada vez passava pelo cruzamento e ninguém buzinava, chingava ou fechava o cruzamento.
Eu morava no oitavo andar em frente a um cruzamento e via o que acontecia quando o semáforo parava de funcionar. Em pouco tempo o cruzamento estava fechado e buzinadas e chingamentos não faltavam.

3 comentários:

Alexei Aguiar disse...

O trânsito daqui é bem mais liberal e flue mais por causa da postura dos motoristas. Como digo sempre, os canadenses abrem mão da vantagem individual em nome da coletividade e acabam ganhando mais por fazer parte desta. O individualismo brasileiro é uma espécie de miopia.

Igor Leonardo disse...

Zé, aqui no LISARB, pois tudo é ao contrário, vemos muitas motos (devido ao baixo custo) e muitos carros velhos (o governo até incentiva com isenção do IPVA). Como é aí no Canadá? Os carros populares daí são parecidos com os daqui ou divergem muito? E o poder aquisitivo da população? A renda é mais bem distribuída?

Grande abraço e não deixe de nos escrever!

José Maria disse...

Igor,
Aqui a história é diferente. Não existe a pobreza como conhecemos no Brazil. Os pobres que existem por aqui são pessoas com deficiências e problemas mentais ou por opção.
A distribuição de renda é bem equilibrada.

Em relação aos carros: Focus de luxo (super completo) é o carro popular aqui. Depois do focus vem o Fusion :)

O pessoal aqui gosta de carro grande, camionetes e SUVs, porque na neve carro pequeno com tração nas duas samba e atola muito :)

Por causa do clima, moto aqui só para passeio e no verão e só entra acima de 1000 cilindradas. Não dá para usar moto no "inverno" daqui, o qual dura até 7 meses.