sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ambiente de trabalho

Hoje completei duas semanas e vou falar um pouco do que vi até aqui. A empresa que trabalho é do governo e cuida da energia da província. São três prédios vizinhos.

- O pessoal aqui é muito organizado.
- Para entrar nos andares apenas com o crachá de chip, o qual abre automaticamente as portas.
- O ambiente de trabalho é bem silecioso. Diferente dos que estava acostumado a trabalhar no Brasil, não quer dizer que seja mais produtivo. Mas o pessoal tranalha calado e não vi ninguém usando fone de ouvido escutando música.
- As coisas estão bem documentadas, todos os procedimentos e padrões de desenvolvimento. Eu tive que ler uns 7 manuais com 60 páginas em média. Tem manual e procedimento para tudo. Code conventions, nomenclatura, manual para usar o controle de versão, sistema de gerenciamento do trabalho, atendimento, ferramentas, deploy, etc.
- Um software de gerência é utilizado para todo o processo de desenvolvimento e integrado com o controle de versões. Tudo que você faz e todas as interações ficam registradas.
- A minha baia é do tamanho de um quarto, mas tem outras um pouco menores. Mas cada de aperto ou amontoado. Cada um trabalha sossegado e com privacidade.
- A maioria das pessoas como no próprio tabalho. Trazemos a comida de casa de esquentamos no micro-ondas.
- Tem gente de tudo que é parte do mundo. Minha equipe tem gente de Bangladesh, China, India. O que a gente menos vê é canadense mesmo. Aparentemente os chefes e gerentes são mais canadenses, mas tem alguns chineses também.
- É comum o pessoal conversar nas linguas nativas e eu acho até deselegante as vezes, pois o chefe canadense está falando com 2 indianos ou chineses e eles entre se falam na lingua deles, deixando o chefe sem entender nada. Eu percebo que isso não agrada os chefes, mas eles não reclamam formalmente e parecem que nem podem. Ontem conheci um brasileiro que também trabalha lá e pude conversar um pouco em portugues.
- Os prazos são dados pelo desenvolvedor e os chefes nem questionam e nem ficam cobrando, mas no dia combinado se não estiver pronto é necessário explicar direitinho o que aconteceu.
- Tem um manual dizendo o que pode e o que não pode fazer na internet, mas todos os serviços básicos são liberados. Cabe a cada um respeitar as regras e não exagerar. Já vi gente acessando FaceBook, MSN, Google talk, etc.
- Nínguem se aproxima da sua mesa repentinamente, eles ligam ou mandam email antes de ir, numa emergência chegam devagarzinho e pedem licença, mesmo os chefes. O que mais me impressiona é que o pessoal não olha para você. Parece que os canadense treinam passar pelas pessoas e manter o olhar no horizonte :)


Agora algumas coisas interessantes:
1 - Eu cheguei morrendo de medo por causa do meu inglês, mas quando você ouve o pessoal que vem de outros países falando da para ficar mais tranquilo. O pessoal da India e China, que tem muito por aqui, tem um sotaque muito forte. É engraçado que você vê um cara com o sotaque bem carregado e pergunta há quanto tempo o mesmo está aqui e as vezes a resposta é há 20 anos :)
2 - O mais difícil é falar ao telefone, pois não podemos usar as mãos e o corpo para falar. Como um amigo meu disse, quando você chegar aqui no Canada vai perceber que suas mãos servem para falar também.
3 - Eu ainda estou naquele fase que atender o telefone dá um frio na barriga, mas quase sempre a pessoa percebe que seu inglês não é bom e fala bem devagar.
4 - A pessoa tem que vir com o inglês bem treinado, pois é dureza na hora de participar de reuniões, tirar dúvidas e atender usuários.

Um comentário:

Luciano Sampaio disse...

Zé, pode ter certeza que seu inglês é melhor do que de muita gente que esta ai a anos... pelo mesmo motivo que você falou no seu post, o tempo TODO querem ficar falando a sua lingua nativa e com isso, o inglês não flui naturalmente como deveria depois de alguns anos de vivencia.

Se eu pudesse lhe dar um conselho, fale português APENAS com sua esposa e filho, para que com o tempo vocês não esquecam do português, mas todo o resto do tempo, até na hora de pensar, pense em inglês, em pouco tempo você vai notar que vai até sonhar em inglês e logo logo atender ao telefone ou participar de reuniões não vão ser mais problema para você.

Continue escrevendo, é muito bom saber que outras pessoas que tomaram a "pilula azul" estão bem!

Abração!