sábado, 4 de setembro de 2010

Perdi a primeira prova prática de motorista

Pense que situação engraçada, pois comprei um carro uma Toytoa Rav4 e não posso tirá-la da loja porque ainda não tenho a carteira canadense :)

O resultado da prova prática é muito subjetivo e já tinham me avisado que o examinador desta área percebe que o cara é novo no Canada ele sempre reprova na primeira prova. É uma prova tranquila, eu até reconheço que dei uns vacilos, mas eu podia cometer 75 pontos de erros e acabei cometendo 110, mas se liguem nos erros quais foram:

Obs: No final do exame o examinador lhe explica em detalhes cada falha.

* Controls
Nenhuma falha

* Parking
Item 6. Unsure Hill park = 10 pontos
-> Isso porque eu olhei para o cambio automático para ver em qual marcha estava. Como eu não tenho costume de dirigir carro automático não olhei para o painel do carro e acabei olhando para o cambio.

* Lane Driving / Changing / Position
Item 2. Fail to check blind spot/late = 20 pontos
-> Toda vez que você for trocar de faixa, além de olhar pelos retrovisores é necessário fazer o Sholder Check (olhar por cime dos ombros). Ele disse que eu estava olhando somente na hora de mudar de pista e que eu tinha que olhar por cima do ombro antes de dar sinal.

Item 4. Road position = 10 pontos
-> Tinham duas faixa na direção que eu estava indo e eu estava dirigindo o mais a direita possível e ele disse que quando tem carros estacionados na rua devemos ir o mais a esquerda possível para evitar que uma criança saia do meio dos carros e ocorra um atropelamento.

Item 5. Too close / pass = 10 pontos
-> Tinha um ciclista e eu apenas afastei um pouco dele na ultrapassagem e eu deveria tratar um ciclista como um veículo tendo que troca de faixa para ultrapassá-lo.

Item 7. Fails to observe signs / conditions = 20 pontos
-> Eu estava numa rua que a velocidade era 50 km/h e tinha uma placa de construção na calçada e mesmo sendo um dia de sábado e sem ninguém na rua eu deveria ter diminuído para 30km/hora uns 50 metros antes da placa.

D. Intersections / Turns
Item 6. Left turn - cuts corner = 5 pontos
-> Essa foi vacilo mesmo, pois eu fiz uma curva para a esquerda e acabei passando por cima da linha da faixa.

F. Right-of-way
Item 2. Fails to assume own right of way = 10 pontos
-> Aqui tem vários cruzamentos onde a ordem é que o primeiro que chega é o primeiro que sai. Eu só percebi que era essa tipo de cruzamento quando parei, e quando eu olhei tinham já 3 carros, nas entradas, daí eu deixei os três irem, mas eu tinha chegado em segundo e deveria ter ido em segundo.

G. Speed
Item 2. Too slow for conditions = 20 pontos
-> Essa foi sacanagem, pois eu estava numa rodovia que a velocidade máxima era 70km/h e eu estava a 60km/h, pois não quis arriscar e ele disse que em rodovias é necessário andar perto do limite para deixar o transito fluir, o lasca foi que só tinha a gente na rodovia :)

No final do exame ele disse que eu dirigia e controlava o carro muito bem, mas que precisaria aprender mais as regras canadense e que na próxima prova eu passaria fácil.


7 comentários:

Luiz Corumba disse...

Muito bom o blog! Parabéns!

É muito interessante aprender outra cultura.

Anônimo disse...

Num pais civilizado vc vai ter que respeitar os humanos de dentro de um SUV

Anônimo disse...

Perdeu, playboy!

E não adianta falar que o cara foi rígido demais. São apenas as leis que vc deve cumprir para que todos transitem em segurança.

E só para lembrar, aqui no Brasil, para ultrapassar ciclistas, vc deve manter pelo menos 1,5 metros de distância. Ou seja, mude de faixa!

Lembre-se que ao passar muito perto, vc vai no mínimo assustar o ciclista, que pode perder o controle e cair. Caso ele venha a morrer, você seria indiciado por homicídio doloso. Ou seja, assassinato.

Portanto, tome mais cuidado, não só aí no Canadá, mas em qualquer lugar onde estiver dirigindo. Uma besteira sua pode custar a vida de alguém. Pode ser a dos seus filhos.

José Maria disse...

Uma pena, mas no dia da prova não estava de SUV e acho que devemos respeitar dentro de qualquer tipo de veículo.

José Maria disse...

Eu afastei bastante do ciclista só não mudei de faixa. As faixas aqui em Edmonton são bem grandes e com certeza eu estava há mais de 1,5 metros, mas aqui tem que mudar de faixa mesmo. Mas isso não tinha no manual :)

Já conversei bastante com outras pessoas daqui e o cara foi rigoroso sim, tanto que disseram que muitos evitam este examinador por causa disso. Ele quase sempre reprova a pessoa da primeira prova e vi que 40 pontos que ele tirou não poderiam ter sido tirado. O da baixa velocidade e dos carros estacionados.

Eu sempre dirigi com muito cuidado, tanto que dirijo desde os 18 anos e nunca me envolvi em nenhum acidente, colisão ou atropelamento. E sempre respeito os limites de velocidades, mesmo quando há outros buzinando atrás,

Igor disse...

poww...o cara foi moh sacana mesmo na ultima. e em algumas outras ele fez questao de tirar ponto de tu.

Jose, como ta o mercado ai no canada? a galera ta contratando mais .Net ou Java?
abraço

José Maria disse...

Tem dos dois, mas eu vi bem mais vagas para .Net. E eles procuram mais analistas de sistemas que possam programar em .Net.