segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Um pouco sobre a cultura canadense

Esta minha observação é baseada na estada de 3 meses
em Edmonton.

Uma coisa que pude perceber é que o canadense é muito educado, mas também exige
educação e discriminam os mal-educados.

Dicas:
- Nunca se aproxime de alguém sem antes fazer contato visual e falar
educadamente: - Excuse me. E é uma boa complementar com: Could you help me,
please.
Depois dessa aproximação o cara vai te dar toda a atenção e será comum você se
impressionar com a paciência e disposição em ajudar. Já aconteceu comigo várias
vezes da pessoa não saber informar algo, mas ligar para um amigo e a vezes até
para a loja e dar uma resposta mais detalhada.
Mas a mesma pessoa, vc você chegar pegando ou topando e já ir perguntando de
cara o que você deseja saber, vai fazer uma cara feia e cair fora.

- Sempre diga Thank you, não importa quantas vezes a pessoa fez algo para você,
sempre diga Thank you.

- Ebarrou em alguém, empurrou sem querer, trombou, atrapalhou a passagem, sempre
diga: Sorry e a depender: So sorry.

- Sempre que alguém disser Thank you, responda com: You're welcome ou You're are
very welcome. É tipo um protocolo que eles fazem sempre. tem horas que chega a
ser engraçado, mas não deixe de fazer. Tipo, uma vezes eu estava andando na
frente de uma família, ia abrindo as portas de empurrar para eles e segurava um
pouco até que ele pudesse alcançar e segura a porta. No caminho foram umas 5
portas e para cada porta, toda a família falava: Thank you e eu respondia You're
welcome. A mesma coisa nas cinco portas :) Mas não deixe de fazer.

- Quando você chegar em qualquer lugar, banco, supermercado, orgão do governo,
etc. Não vá diretamente para a pessoa que está atendendo, espere o contato e siga o
protocolo. Mesmo que esteja uma fila enorme e você queira apenas fazer uma
pergunta, não passe pela fila e vá até a pessoa que está fazendo algo e dispare
a pergunta. Nós fazemo isso no Brasil e as pessoas normalmente conseguem fazer a
multi-tarefa e nos responder e continuar fazendo o que estava, isso ajuda a
economizar tempo pois agiliza o atendimento para quem quer fazer apenas uma
pergunta. Mas, pelo visto aqui eles não gostam da multi-tarefa. Espere
pacientemente a sua vez.

- É impressionante como aqui as pessoas não ficam te olhando. Toda vez que sento
em frente a alguém no metrô a pessoa vira a cabeça uns 20 graus para um dos
lados e nunca olha nos olhos. Isso não sei o porque, mas eu continuo olhando
para todo mundo. Acho que é mania de brasileiro sentir o amiente e analisar as
pessoas ao redor.

Lógico que já vi gente grossa e mal educada por aqui, mas a grande maioria não
é.

Os motoristas de ônibus é um caso a parte, pois a grande maioria é bastante simpático e educado. Dentro do ônibus ele é autoridade policial. Vejo a grande maioria das pessoas que entram no ônibus comprimentá-los e sempre que saltam dizem: Thank you. Já conteceu cada uma aqui com a gente. Do motorista parar o ônibus, usar o rádio para obter informações e até desviar da rota para deixar no local correto. Uma vez eu peguei um ônibus errado para voltar da biblioteca, era para pegar o 36 e entrei no 38. O motorista disse: -Eu acho que você pegou o ônibus errado, pois você já voltou comigo algumas no ônibus 36, tem certeza que você queria estar no 38 mesmo, E depois, parou num ponto de explicou que ali passava o 36 também :) Outra vez entramos no ônibus e perguntamos de o mesmo ia para South Commom e o motorista disse que sim. Daí sentamos no final do ônibus e depois de um tempo o ônibus parou num ponto e demorou a sair. Nós estavamos distraídos e demoramos um pouco a perceber que o motoristas estava virado para trás e dizendo que ali era o lugar que deveríamos descer :)

Um comentário:

Luciano Sampaio disse...

Todas essas e outras coisas mais foram que me fizeram gostar tanto do Canadá!!!

Fico feliz que esteja tudo dando certo!