domingo, 21 de novembro de 2010

Até que -25 não é tão ruim

Um dos maiores receios que eu tinha em relação a imigração ao Canada era sobre o clima, pois ouvir falar em temperaturas abaixo de zero assusta, mas agora que já pude experimentar esse frio extremo posso dizer que não é tão ruim. A cidade está coberta de neve e dirigir exige bastante atenção, até mesmo os canadense vacilam nos primeiros dias de neve e acontecem vários acidentes pela cidade. Ontem fomos fazer compras no COSTCO e a secção de peneus estava lotada com o pessoal trocando os pneus de verão para os pneus de inverno.

Já pude perceber que a neve e o frio causam diversos tipos diferentes de condições para dirigir. No início é só neve e a sensação é parecida com dirigir na areia molhada das praias brasileiras, mas depois a neve começa a congelar e a pista fica um "sabão", se precisar freia já era. Não tem ABS que segure, o carro vai embora mesmo. Eu fiz alguns testes em área espaçosas e é como jogar futebol de sabão, só que com o carro. Ou você dirige devagar e com extrema atenção ou vai bater em cada curva.
A prefeitura não perde tempo e logo ao amanhecer os caminhões abrem os caminhos pelas principais ruas e calçadas. Eles jogam areias com pequenas pedras para aumentar a aderência. Inclusive a prefeitura paga parte da reposição dos para-brisas trincados por conta destas pedrinhas.

Roupa de frio aqui não é cara, mas uma coisa eu aprendi, vale a pena gastar um pouco mais e comprar material de maior qualidade, pois tem casaco de $50 a $300. De uma forma geral, aqui no Canada, as coisas são bem mais baratas que no Brasil, mas o barato é bem barato e o caro é bem caro. Tínhamos comprado umas botas para - 45 graus, ainda no verão com medo do frio, cada uma tinha custado $49.98, mas notamos que a botas deixavam os pés molhados com suor, pois eram para quem fosse ficar por longas horas exposto ao frio e no nosso caso, não serviam. Fomos na loja e devolvemos as botas, compramos outras por +- $150,00 e funciona muito melhor, pois deixa o pé quente e seco.

Agora posso dizer com mais segurança que não vai ser por causa do frio que terei que voltar. E tenho a convicção que a grande maravilha do Canada é esse clima extremo, pois caso contrário seria um país tão populoso e consequentemente iria ter os mesmos problemas que outros países com superpopulações.

Nenhum comentário: