segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Receber para participar de processo de seleção

Taí uma coisa que foi surpresa para mim. Eu recebi um email para uma vaga de desenvolvedor .net e no anúncio eles diziam que realmente so se increvesse quem soubessem programar e não ligavam para certificações ou cursos, pois iriam avaliar detalhadamente o candidato. Só isso já me animou, mas ainda diziam que era para trabalhar num ambiente alegre e produtivo onde você iria ter prazer em ir ao trabalho todos os dias. Pronto, depois dessa eu não perdi tempo e mandei o resume.

Um dia depois recebi um email dizendo que pelo currículo eu poderia participar do processo seletivo e que para evitar constrangimento e perda de tempo para ambas as partes eu deveria fazer um prova online que duraria em torno de 60 minutos. A prova era bem inteligênte com algumas questões objetivas e trechos de código para serem completados ou indicar o resultado da execução. Foram questões de SQL e C#, tinham algumas novidades tais como LINQ, mas ao meu modo de ver a prova puxava mais para a compreensão de código e raciocínio.

Dois dias após o término dessa primeira prova eu recebi um outro email dizendo que eu tinha passado na primeira prova e que agora deveria fazer uma outra, com 7 questões e duração máxima de 3 horas e que quando finalizasse a prova eu iria receber $75,00.

Ontem a noite eu fiz a prova e realmente era bem interessante e inteligênte. Foi fornecido um esquema de banco de dados e a especificação de duas consultas. Podia ser feita em SQL de qualquer SGBD e não precisava ser portável. Uma das consultas era para listar todos os clientes que tinham comprado a maior quantidade de produtos já compradas. Depois da prova eu lembrei que esqueci de botar o DISTINCT :(

As outras 5 questões foram sobre um método e pediam para:
1. Escrever a documentação de uso do método
2. Propor melhorias e indicar problemas de performance,
3. Escrever de uma forma melhor atendento os item da questão anterior
4. Descrever como deveriam ser feitas as classes para test unitário e quais situações deveriam ser testadas.

Observação que na prova não dizia se poderiamos utilizar ou não alguma ferramenta para ajudar nas respostas. Eu decidi não utilizar e com certeza devo ter deixado passar alguns errinhos de compilação e não usei alguns métodos da API.Net exatamente como a especificação, pois com o uso diário de IDEs não lembramos dos detalhes. Desta forma, se for esperado um código pronto para ser compilado e executado e que poderia ter usado uma IDE para tal, eu me dei mal.

Como o salário oferecido é muito bom, acredito que a concorrência será acirrada e achei que dei alguns vacilos e não estou muito confiante, mas quem sabe né?

O que me impressionou neste caso foi a qualidade do processo seletivo e a novidade do pagamento de $75 para aqueles que fizessem as segunda prova. A próxima etapa seria uma entrevistas.

10 comentários:

Joao Paulo(mcQuAsE) disse...

Zé, com relação aos funcionarias canadenses da empresa, eles tratam o pessoal estrangeiro de forma diferente por estar assumindo o lugar onde outro canadense poderia esta trabalhando? Existe isso ai tb ?

Anônimo disse...

Esse tipo de processo seletivo já existe aqui no brasil. Eu fiz duas dessas. Só não pagaram claro. as provas foram bem parecidas com a que você fez, só que em ruby

Rafael disse...

Esse comentário acima é meu. Por algum motivo o OpenID não funcionou =/

Andre Vinicius disse...

Zé,

já está querendo trocar de emprego ai no Canadá ?

Zé, procure um psicólogo ai no Canadá. É sério, pode ser que em país de primeiro mundo já tenham a cura para essa doença.. :)

Andre Vinicius disse...

Zé,

DISTINCT ?????

Quer armengar a consulta é ?????
:))))

Abraços,

André.

Igor Goes disse...

Zé,
qual o período ai no Canadá onde as empresas começam a abrir vagas?
É no summer, igual aos USA?
Pois pretendo tambem migrar pro Canada tambem..e chegar num momento onde as empresas nao estao contratando seria ruim.
abraço

José Maria disse...

João Paulo. Não percebi nada em relação isso, até mesmo porque um negócio raro de achar aqui é canadense. Quase todo mundo com quem trabalho é imigrante também, alguns já vieram há mais tempo e possuem a cidadania, mas são imigrantes normalmente com inglês meia sola.

José Maria disse...

André, o pessoal aqui troca de emprego muito. No andar em que trabalho só estes mês 5 estão saíndo, pois arranjaram emprego com melhores salários. E embora no momento o meu salário seja bom, estou aplicando para vagas com salários melhores :)

José Maria disse...

Igor, as contratações dimunuem no verão, pois os executivos estão de férias. Mas é o período ideal para vir, pois quando o mercado começa a aquecer você já estará ambientado. Um excelente mês para vir é em junho. Mas pelo que vejo tem contratações o ano todo.

Igor disse...

obrigado pela resposta. Espero que consiga arranjar alguma coisa logo, como vc assim qnd chegou.
Eu estou na duvida se vou pra parte inglesa do Canada ou parte francofona, como Montreal. Dizem que o Quebec da mais beneficios pros imigrantes (gostaria de saber quais) mas vejo que o francês eh mais dificil de se aprender do que o ingles. O frances tem muita regra como no portugues =x