quarta-feira, 28 de julho de 2010

Atualização sobre o mercado de trabalho no Canada

Hoje fui a uma entrevista numa empresa go governo semelhante a Petrobras do Brasil. O mais engraçado é que esta empresa tinha recusado o meu currículo alegando que eu tinha pouca experiência em C# e que o fato de ter dado aulas não contava. Na hora que eu recebi a notícia eu fiquei muito fulo e resolvi da uma de ousado, liguei e expliquei que eu tinha muita experiência com .Net e C# tanto acadmicamente quanto no mercado. E disse que eles poderiam me avaliar se quisesse :) Não é que eles toparam e hoje fui para uma entevista e fui sabatinado (isso mesmo pergunta e respostas orais) por 1 hora. As perguntas foram bem puxadas, mas acredito que me sai bem e deixei uma boa impressão. Foram umas 50 perguntas e eu fiquei sem responder apenas 2.

A entrevista começou com uma explicação rápida sobre a vaga e o que eles esperavam do candidato e depois pediram para eu falar da minha expriência profissional relacionada com o que eles estavam desejando. As entevistas anteriores ajudaram bastante, pois com certeza nos primeiros dias seria bem mais difícil. A cada entrevistas a coisa vai ficando mais fácil.

Depois da minha explanação começou a sabatina e as perguntas já estavam preparadas e os entervistadores alternavam nos assuntos, acredito que era um de cada área. Os temas foram: C#, SQL, Metodologia de Desenvolvimento, Arquitetura e postura profissional.
Vamos relatar aqui o que eu lembro de cada uma, foram muitas perguntas e não vou lembrar de todas.
C#
- Qual a diferença entre const e readonly?
- O que não se pode fazer numa sub-classe? (Uma das que não respondi. No final fiquei tão curioso que perguntei e a resposta era óbvia, coisa como: não pode mudar o tipo de uma propriedade, não pode aumentar a visibilidade de um membro, etc)
- Qual o diferença e indicação de uso entre string e StringBuilder?
- Uma classe Remote deve herdar de ? (Uma das que não respondi)
- O que fazer para evitar a redefinição de métodos?
- É possível forçar no construtor de uma sub-classe a chamada a um construtor da super-classe? Depois da reposta: Como fazê-lo?
-

SQL
- Como fazer para lançar uma exeção de uma stored procedure?
- O que é melhor, um sql dinâmico ou uma stored procedure?
- Quais procedimentos você adotaria para resolver um problema de performance no SQL?
- O que são índices clusterizados e não clusterizados?
- O que são constraints e quais os tipos que você conhece no SQL Server?
- Quais os tipos de tabelas temporárias você conhece e explique-as?

Metodologia
- No RUP qual a diferença entre fluco de exeção e fluxo alternativo?
- Quais a ferramentas você utiliza em reuniões preliminares com usuários para levantamento de requsitos?
- Qual a vantagem do desenvolvimento incremental?
- Quais metodologias você conhece e explique rapidamente a diferença entre elas?
- Como você iria propor uma solução para gerenciar o código fonte e a publicação de versões em produção.

Postura profissional
- O que você faria se um usuário ligasse extremamente irritado dizendo que estava utilizando o sistema para algo importante que ele estivesse precisando fazer com urgência, mas o sistema estava apresentando erro?
- Se você estivesse numa reunião e um colega de trabalho dissesse que não tinha cometido determinado erro, mas você sabia que o erro foi cometido por ele. O que você faria?

Bem, estas foram as que eu lembrei. O mais engraçado é que quando eu cheguei em casa tinham 4 recados na secretária eletrônica de empresas que eu tinha mandado currículo. Uma ja marcou entrevista para a semana que vem e as outras dias caiu em secretária eletrônica.

Nenhum comentário: