quarta-feira, 14 de julho de 2010

O transporte no Canada é show

Edmonton é uma cidade com a área muito grande e entre os bairros é como se tivesse mini-brs. Desta forma andar a pé inviável.
No início eu fiquei esperando por um ônibus e esperei quase 40 minutos. Confesso que fiquei desapontado, pois sempre ouvira falar tão bem dos ônibus daqui. Estes dias que eu saquei como funciona. Vou tentar resumir. As rotas de transitos são bem elaboradas levando em conta a necessidade de movimentação da população e os horários de pico. Os ônibus passam mais frequentemente em horários de rush. Desta forma é fundamental que a pessoa esteja com o horário do ônibus que precisa.

Cada linha (ônibus) possui um número e os horários e intinerário pode ser visto na internet ou coletado nos pontos de ônibus. O impressionante é que eles seguem horário a risca, as vezes parando em alguns pontos para esperar o horário certo. Ou seja, o sistema não foi feito para você ir para o ponto ficar esperando o ônibus. Caso você chegue num ponto de ônibus e queira saber que horas o ônibus vai passar, basta usar um número que está na placa do ponto e ligar para um número de telefone que também está na placa, que será dito que horas o próximo ônibus passaram naquele ponto.

O site da empresa de transporte é http://www.edmonton.ca/transportation/edmonton-transit-system-ets.aspx e é possível pegar o itinerário dos ônibus aqui http://www.edmonton.ca/transportation/ets/ets-route-schedules-maps.aspx.

Nenhum comentário: