quinta-feira, 15 de julho de 2010

Resposta de uma das entrevistas de emprego

Hoje liguei para a companhia de petróleo onde tinha ido fazer a entrvista e fui informado que eu estou entre os TOP 3, mas que alguém da mesma empresa veio do Texa para Edmonton e eles usaram a vaga para esta pessoa. Daí vão ter que esperar preencher a vaga no Texas para poder abrir outra vaga aqui em Edmonton.

Bem, essa foi a primeira "falha" na procura por vagas de emprego. Meu objetivo é relatar os sucessos e insucessos para que fique registrada "a minha realidade" aqui no mercado de trabalho canadense.
Conversando com outros brasileiros eu percebi que aqui cada um tem experiências diferentes, já teve caso do cara achar emprego em 4 dias e outros em 8 meses. Isso depende muito da estratégia, currículo, sorte e outros fatores. Por exemplo:
  • Já ter um amigo que trabalhe numa empresa que está precisando de alguém com o seu perfil. Aqui no Canada a indicação conta muito. É o que eles chamam de network. Outra coisa que conta muito é a tal experiência canadense. Depois do primeiro emprego tudo fica mais fácil, pois você já terá referência. Alguns dizem que isto na verdade é uma forma de selecionarem pessoas com o inglês melhor.
  • A época do ano, pois no início do verão é o período de férias e muitos dos executivos estão de férias e as contratações diminuem. Mas acredito ser a melhor época para vir, pois você pode resolver as coisas com mais calma e em 2 meses o mercado volta a atividade normal e você já vai estar melhor ambientado e com a família já acomodada. Vir no inverno é "loucura".
  • Procurar ou aceitar qualquer tipo de vaga. Por exemplo, alguém com muito experiência que faz apply para vagas de iniciantes. Isso aumenta a chance de conseguir a vaga. Outra vantagem é que já facilita o início da experiência canadense.
  • O perfil do profissional. Se você é programador a dependência de um ingles "fluente" não é tão grande. Já para um líder/gerente de projetos, analísta de sistemas/negócios a exigência será maior, pois necessita de uma maior interação. Mas tem a vantagem de melhorar o inglês mais rapidamente.

3 comentários:

Alexandre disse...

Zé, você saberia me dizer como é a questão de aposentadoria no Canadá?
Qual a idade média de trabalho ou a idade para aposentar-se(Se é que funciona assim por ai).

Luiz Eduardo Neri disse...

Zé vai precisar de um plano relampago... ta fica véio buaaaa

José Maria disse...

Rapaz, não faço a mínima idéia sobre aposentadoria. Não sabia no Brasil e nem quero saber aqui no Canada :)
Minha aposentadoria vai ser a morte :)