sábado, 3 de julho de 2010

Canada: Primeiras impressoes

Bem, ja se foram quase 15 dias aqui e de muita correria, entre passeios no parque, visitas em apartamentos para alugar, entrevistas de empregos, idas em orgaos para solicitar documentacao, entrevista de empregos, etc.

Esclarendo que estas impressoes sao da cidade de Edmonton e periodicamente vou atualiza-las.

E ate o momento posso afirmar que o que imaginava do Canada esta satisfazendo as minhas espectativas, realmente pelo que pude ver aqui se tem uma qualidade de vida muito boa e um dos pontos fortes e a educacao e pre-disposicao para ajudar. Ate que achamos algumas pessoas mal-humoradas e nao tao educadas, mas eh a minoria. Algumas coisas fazem nos sentir bem. Vou listas algumas coisas que achei bem interessantes:

1 - No sistema de metro voce e responsavel por comprar seu ticket ou possuir o passe mensal. Em nenhum lugar eh necessario utiliza-los para ganhar acesso ao metro. Ou seja, se alguem quisesse poderia simplesmete andar de metro a vontade sem ser incomodado. Dizem que de vez em quando policiais entram e sai pedindo para ver os tickets. O ticket do metro/onibus cusa CA$ 2,75 e voce pode usa-lo por ate duas horas. Na hora que voce compra vem impresso o horario de termino.

2 - No onibus, o passageiro eh quem coloca as moedas num cofrinho, nao havendo catracas ou coisa parecidas. E muitas vezes quando o onibus para numa estacao, o motorisra desce e as pessoas entram e depositam as suas moedas, sem ter ninguem para conferir. Eh possivel comprar um passe mensal por C$ 81,00 podendo andar a vontade de metro e onibus.

3 - Nas lojas nao tem lenga-lenga para devolver mercadoria, basta levar mercadoria e dizer que quer trocar e receber o dinheiro de volta. Basta dizer que nao gostou do produto, o mesmo nao funcionava direito ou que achou um melhor. Isto contribui para nao venderem porcarias. Inclusive as grandes lojas exibem grandes anuncios dizendo que eh comum a pessoa mudar de ideia e incentivam a troca.

4 - Na provincia de Alberta a agua da torneira tem uma qualidade superior as compradas em garrafas e todo mundo bebe agua da torneira.

5 - Todo lar possui agua aquecida em tudo que eh lugar. E a agua aquecida e quente mesmo, da para encher um copo e fazer cha. Por outro lado, a agua gelada eh gelada mesmo. Eh so encher o copo e beber :)

5 - O clima eh seco, para mim foi uma maravilha, pois aparentemente minhas alergias foram sanadas e quase nao tenho espirrado. Por outro lado de vez em quando as melecas saem com um pouco de sangue.

6 - Os motoristas respeitam os pedestres. Isto mesmo, basta andar em direcao a rua que a galera para os carros. Claro que nas avenidas existem os pontos de travsessia, onde voce pode apartar um botao para que o sinal feche e os pedestres possam passar, mas nos primeiros dias nao sabiamos do botao e acreditem, so por nos ver parados na esquina os carros paravam. Inclusive uma vez estavamos perdidos e parados no meio de uma avenida, eu virado para um lado e Leila para o outro e nao eh que os carros de ambos os lados pararam. Ficamos na maior vergonha. Apenas no centro da cidade que o pedestre tem que esperar o sinal de pedestre abrir para passar.

7 - O transito eh uma maravilha. Realmente como eh imaginava as pessoas possuem um respeito muito grande ao proximo e a vida, fazendo isso refletir no transito. Mesmo no centro da cidade nao vi ninguem stressado, forcando passagem, buzinando, cortando, correndo, etc. Eh uma paz dirigir por aqui. Soube que no inverno, por conta da neve e gelo ha alguns acidentes, mas nao por imprudencia e sim pela dificuldade dem controlar o carro mesmo.

8 - As grandes lojas ainda distribuem panfletos com lista de produtos e promocoes. Eu imaginava que num pais como este a coisa seria todo online :).

9 - A populacao idosa eh muito ativa e constantemente vemos "velhinhos" em carroes do ano passeando e fazendo compras.

10 - Na quinta-feira passado foi o "Canada Day", algo tipo o nosso sete de setembro. E as pessoas vao para os parques. Foi uma maravilha andar no meio da muvuca sem stress e ou problemas. Demorou um pouco mas eh possivel relaxar e nao ficar preocupado o tempo todo com assaltos, violencias ou coisa do tipo. Eh impressionante a educacao das pessoas. Imagine uma multidar e todo mundo andando numa boa, deitado no chao de parques, tomando banho em fontes e chafaris e coisa do tipo.

11 - Para quem gosta de carros, aqui a pessoa perde a nocao. Os carros sao enormes e bonitos. Tem cada carro que logo voce para de ficar olhando. As motos aqui sao de 1000 cilindradas para cima. E vc nao consegue achar carro com cambio de marcha convencional, tudo automatico. Fui ver aluguel de um carro e normalmente os carros sao separados em 5 classes, onde a primeira, a classe ECONOMICA sao carros tipos: Corola, Focus, etc e a segunda eh de Fusion para la. Imagina o resto ?

12 - As casas sao feitas de madeiras, isolantes termicos, laminados e materiais frageis. Normalmente as casas sao de andar e qualquer um andando acaba fazendo bastante ruido. Eu tenho a impressao que se eu correr e me jogar na parede de uma casa eh possivel atravessa-la. No bairro onde aluguel o apartamento eles estao construindo varias casas e da para perceber. Outra coisa eh que como toda casa possui gas e uma "caldeira" para aquecer a agua, o risco de incedio eh alto e as casas queimam rapidamente aqui. As criancas aprendem na escola com proceder em caso de incendio. Uma instrucao basica eh. Se chegar em casa e sentiro cheiro de gas, nao entre e nem acenda a luz. Deve se ligar para o bombeiro e rapidamente eles chegam para avaliar a situacao.

2 comentários:

Igor disse...

haha
essa parada das melekas ja aconteceu comigo nos EUA. vinha cada uma que dava pra jogar ping pong com elas kkkkkkk

Gread disse...

aqui no rio tive um aumento de 200 % de meleca comparando com aracaju, e vem com sangue as vezes tb :)