terça-feira, 13 de julho de 2010

Biblioteca canadense é SHOW

Fiquei impressionado com o sistema de biblioteca pública do canada. Você paga CA 8,00 por ano para ter a carteirinha e pode pegar até 40 volumes de uma vez. Sendo que livro pode devolver com 3 semanas e CDs e DVDs com uma semana. Sem falar que tem vários jogos de Playstation II e III, XBox, Wii e etc. Pode pegar e devolver em qualquer uma das bibliotecas e caso você encontre no site um livro que está em outra biblioteca, basta pedir que eles enviam pelo correio :) Se você estiver doente ou com problemas de locomoção eles levam e pegam em casa.
O mais impressionante é que checkout é você mesmo quem faz, passando o material por um local de leitura e registro e se quiser pode imprimir a lista do que você está levando e com as datas de devolução.

A qualidade e variedade impressionam. Aqueles livros que "tínhamos" que pegar em sites de torrents por não acharmos para comprar, facilmente achamos aqui. A parte de DVD tem mais filmes que muita locadora. Não precisa piratear. Para crianças é muita coisa, além de atividades e clubes de leituras.
Outra coisa que notei é que o pessoal aqui lê muito. Nas praças, ônibus e metrô acha-se gente lendo por todo canto. E ir a biblioteca é uma programação comum, pois tinham várias pessoas usando o espaço de leitura da biblioteca.

4 comentários:

Jornando Júnior disse...

puts.
outro mundo.

Andre Vinicius disse...

Cultura da Educação. Aqui temos que pegar 3 livros no máximo (Na maioria das Universidades) e devolvê-los em 7 dias. Essas coisas deveriam ser copiadas.

Alexandre disse...

Imagina que no Brasil os livros estão em péssimas condições, em algumas bibliotecas o silêncio é uma raridade sem falar na quantidade de publicações (muito baixa).

Luiz Eduardo Neri disse...

Quando estive no canada ele ainda tinha um esquema de Honor System nas bibliotecas. Você usava o computador, mandava imprimir e você era responsavél por por o dinheiro referente a impressão na caixa. Ninguém te cobrava, nem verificava se você tinha posto o dinheiro.
Simples dava um aviso a impressão é x centavos de dolar. Para continuar usando esse serviço por favor pague pelo que consumiu.

Imagine isso aqui no Brasil? acho que não daria ceto.