domingo, 11 de julho de 2010

Terceira entrevista de emprego

Na segunda-feira passada eu fiz uma entrevista numa empresa de petroleo (Tipo a Petrobras brasileira). Ainda fico um pouco nervoso e o ingles ainda atrapalha um pouco. Os dois caras que participaram da entrevista eram desenvolvedores tambem e fizeram muitas perguntas tecnicas checando cada coisa do curriculo e depois passaram uma prova. Tinham algumas pertuntas teoricas sobre .Net e trechos de codigo para dizer o resultado, inclusive com algumas armadilhas, eu acabei nao caindo por ja estar acostumado a passa-las para os amigos. A unica questao dificil foi para analisar um programa e inserir o codigo para sincronizar e resolver conflitos de concorrencia. Era para um usar um classe com um Monitor fornecido.
E depois os dois sentaram comigo para discutir para questao da prova :)
Ja me disseram que o pessoal demora pelo menos uma semana para dar respostas. Vou ficar esperando ansioso.
As duas outras entrevistas tinham sido com empresas de Head-Hunters e menos tecnica.

As perguntas teóricas que lembro foram:
  • Qual a diferença entre manage code e unmanaged code? explique de forma resumida o que acontece quando um programa C++ (não .Net é executado)?
  • Explique as diferenças e indicação de usos de String e StringBuilder.
  • O que acontece quando a instrução abaixo é utilizada: using (MyObject myObject = new MyObject()) {........}

As outras questoes envoviam código e não teria como lembrá-los.

9 comentários:

Luiz Eduardo Neri disse...

Zé, por questão de curiosidade depois você pode replicar aqui questões que passaram para você?

José Maria disse...

Vou atualizar no post.

Gread disse...

não saberia responder a primeira :)

Luiz Eduardo Neri disse...

Pelo que deu para entender, quando ele pde a diferença entre C++ e .Net é a questão de você ter que lhe dar com a alocação e liberação de memória, ponteiros e afins. Mas não tenho certeza que é isto.

Zé, boa sorte ae cara! estou lendo direto seu blog e traz memorias de minha época no canadá. Muito legal mesmo!

Alexandre disse...

Zé, o pessoal ai desenvolve em sua maioria em quais linguagens?
Buscando mais web o cliente x servidor?
Como funciona certificações ai?
Rpz, está me dando cada vez mais vontade de ir ao Canadá.

Abraços.

José Maria disse...

Pelo pouco que vi e as vagas de emprego que tenho procurado. O mercado de .Net aqui é muito forte. As vagas de Java e PHP são mais raras. Eu uso os sites www.monster.ca e www.workopolis.com para procurar vagas.
Outras vagas que aprecem muito são de gerentes de projetos e analista de negócios.
Outra coisa que notei é que tem muito desenvolvimento para windows e mobile também. Não é aquela coisa de só web que via ai no Brasil.

José Maria disse...

Esqueci de dizer que vi algumas vagas para Oracle e Oracle forms também. Pelo visto Oracle e SAP são bem fortes por aqui.

Unknown disse...

Olá Professor,

Não conheceu nenhuma empresa de brasileiros por aí? Ou ainda brasileiros bem sucedidos em grandes empresas?

José Maria disse...

Empresas somente de brasileiros não, mas tem um ex-aluno da Unit trabalhando na Microsoft aqui.
Tenho tido contato com alguns brasileiros trabalhando em empresas daqui. A final da copa mesmo assisti na casa de um amigo, onde tinham outros 5 casais de brasileiros com filhos, todos da área de TI. Com direito a feijoada, caipirinha e churrasco.