quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mais duas entrevistas em empresa de Head Hunter

Ainda estou esperando a respostas das outras entrevistas que fiz. Olha que tenho feito o follow-up, mas para todas as entevistas anteriores a resposta é que ainda estão aguardando definições. Como bom basileiro não consigo ficar parado e continuei disparando resumes para as vagas que se encaixam no meu perfil.

Hoje fui em mais duas empresas de Head Hunters e as entrevistas foram bem melhores. A cada entrevista a gente vai ficando mais solto e confiante em relação ao idioma e percebendo coisas que poderia melhorar. Nestas eu achei que eles pediram mais detalhes e me aconselharam a fazer algumas alterações no resume para adaptar melhor as vagas que eles tinham a disposição.

Numa da entrevistas a mulher foi tão transparente que explicou todo o processo e até mesmo como e o quanto eles ganham quando encontram alguém para as vagas solicitadas. Existem processos diferentes e em todos a espera é comum, pois o processo precisa cumprir algumas etapas e as vezes é difícil reunir as pessoas necessárias. O candidato não paga, quem paga é a empresa que está contratando e em algumas situações você fica como funcionário da empresa de Head Hunter e ela é quem tem um contrato com o cliente. outra forma é você abrir uma empresa e ser contratado pela empresa de Head Hunter e da mesma forma, é ela quem faz o contrato com a empresa final. Semelhante ao Brasil elas cobram X dolares a hora e te pagam X - Y.

Nestas opções é onde elas realmente ganham dinheiro. Pois ficam com um lucro constante. Uma das que fui hoje garante que quando o contrato acabar ela continua te pagando até que ela te encaixe em outro contrato. Na época do boom eles contratam quase todo mundo que aparecia de TI para depois fazer os contratos com os clientes, pois procura era muito alta. Mas agora, o início só já tendo um contrato, mas depois eles fazem esta garantia.

Pelo que tenho visto, para a minha qualificação o salário para Full Time Job em cargos permanentes (carteira assinada no Brasil) é algo em entre CA$ 60.000,00 e CA$ 80.000,00 ao ano e caso seja como contratado ou incorporação (PJ no Brasil) seria algo entre CA$ 40,00 a CA$ 70,00 por hora de trabalho. As propostas que tive giravam em torno destes valores. No fundo são as mesmas diferenças, de um lado benefícios e estabilidade e do outro mais dinheiro e menos imposto.

Nas entrevistas de hoje eu achei que eles foram mais detalhistas e perguntaram muito mais sobre a minha experiência e tive a impressão que eles gostaram bastante. Andei fazendo umas adaptações ao meu currículo seguindo umas dicas de livros e algumas que peguei aqui. O mesmo pode ser acessado em http://www.airamez.com/JoseMaria_Resume.pdf, caso possa ajudar alguém.

Nenhum comentário: