segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aviso aos navegantes

Pessoal,
Para aquele que estão pensando em imigrar e por acaso estão lendo o meu blog. Eu estou muito empolgado com esta mudança toda, pois realmente muita das coisas que incomodavam por lá não existe por aqui e acabo falando apenas das coisas boas. Vou tentar neste post mostrar que não é um mar de rosas.

1. Em primeiro lugar a saudade é o principal obstáculo. Ficar longe de tudo e todos não é fácil, mesmo para uma pessoa anti-social como o pessoa de TI :) A nossa história está no Brasil. Os amigos de infâncias, os locais de lazer, lembranças, amigos, família, etc. E tem gente que não consegue ficar longe disso. Mesmo tudo dando certo por aqui e a pessoa tendo sucesso, pode ser que estes fatores façam a pessoa sofrer e querer voltar. Mas, ao meu ver voltar é a parte mais fácil, pois acredito que teremos adicionado experiência ao nosso currículo e o processo vale a pena até mesmo para aqueles que querem ter a experiência por alguns anos. Depois de 3 anos é possível obter a cidadania canadense e pode ir e vir quando quiser. Enquanto a pessoa tem apenas o Permanent Resident Card é necessário morar aqui 2 dos 5 primeiros anos.

2. É uma cultura diferente e o estilo de vida também. Quem está acostumado com algumas mordomias do Brasil pode sofrer bastante para se adaptar. Empregada doméstica, babá, caseiro, zelador, frentista, franelinha, etc. São emprego que quase não existem aqui ou você terá que pagar o valor de uma consulta médica para pode contratar um. Aqui a família tem que limpar, passar, aspirar, remover neve, consertar cerca, pintar, jardinar, etc. E sei que muito dos brasileiros não conseguem viver sem esse "LUXO". Os canadense já crescem e são educados desta forma e um diretor de uma empresa não acha estranho ter que trocar o cartucho da impressora por que o mesmo acabou bem na sua vez. Ou mesmo o filho de uma família rica vai distribuir jornais para ganhar dinheiro. Trabalho aqui, seja lá qual for é bem visto e motivo de orgulho.

3. O Canada possuem muitos (mas muitos mesmo) imigrantes de outros países e com cultura, comportamento, sotaque, etc diferentes. Caso você não tenha a mente aberta ou seja muito discriminador, terá problemas por aqui. Tem que respeitar todos da mesma forma. Não é porque você é rico que poderá passar por cima, humilhar ou se achar superior que outros. fez coisa errada, dança. Não tem o jeitinho ou conhecimento que normalmente desfrutamos no Brasil para nos livrarmos de problemas, tais como multas, taxas, filas, etc. Aqui o idéia de que todo mundo é igual é mais verdadeira. Você é rico e precisa ir ao médico? Vai esperar na mesma fila que um sem-tento :)

4. O frio não é moleza. Tudo bem que as cidades já estão prontas para o frio, com aquecimentos, áreas de lazer cobertas, mas é preciso sempre checar a previsão do tempo e se protejer adequadamente. O segredo é usar roupas em camadas e a depender da temperatura coloca-se mais ou menos camada e tem que reservar um tempinha apenas para se vestir. No inverno não dá para vestir um short/camisa, calçar a chinela e sair na rua. Goro, Luva, até 4 camadas, meias, botas, cachicol, casaco, etc.

5. O jeito de ser é um pouco diferente. Você pode se vestir como quiser, pois ninguém irá olhar ou fazer comentários. Nem pense que no ônibus ou metrô será fácil achar gente para bater papo. Trate de andar com o seu livrinho, mp3 player, e-book reader, etc. As pessoas são extremamente educadas, mas não são "simpáticas" e não vivem sorrindo :) Estou falando da média, lógico que você encontra de tudo.

6. A cidade não é fácil de achar coisas legais para fazer, pois fora algumas exceções quase tudo ocorre em lucais fechados e longe dos olhos do público. É preciso correr atrás e se envolver em atividades, daí você vai encontrar um monte de gente para se relacionar e fará grandes amigos. Se um canadense lhe convidar para ir a casa dele é porque ele gostou e confia muito em você. Aqui não é como no Brasil que normalmente convidamos pessoa recém-conhecida para nossa casa.

7. O população aqui adora fazer compras, é o esporte nacional, mas não são comprar para se aparcer ou para mostrar que tem dinheiro. Se você quiser mostrar que é rico terá com comprar Ferrari, Porsche, etc. Pois a média do poder aquisitivo é alta e por exemplo um Fusion aqui é carro popular :) Se a pessoa estiver muito presa a estas coisas irá sofre, pois não será bajulada por ninguem aqui por ter roupas, casa e carro de bacanas.

8. Para quem vice no litoral, praia faz uma falta danada :) Tem vários clubes com piscinas com ondas, mas não dá nem graça para quem já nadou ou brincou numa praia de verdade. Deve ser a mesma coisa quando um canadense vê no Brasil uma pista de gelo (minúscula).

2 comentários:

Beta Takaki disse...

Adorei o post!! Finalmente um dos poucos imigrantes como nós que procura enxergar mais o lado bom das coisas...
sucesso pra voces! Canada é maravilhoso!

Alexandre disse...

Zé, com essas mensagens no blog só me dá mais vontade de ir ao Canadá como você fez. Só estou esperando me formar para tentar fazer o mesmo.