segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Emprego novo engatilhado

Eu já estava esperando, pois eu estava escolhando e fazendo apply para algumas posições diferenciadas, com altos salários, mas com grandes exigências também.

Semana passado eu fui chamado para uma entrevista e ao final da entrevista me perguntaram se eu topava fazer uma prova no outro dia. A prova seria sobre LINQ, C# e SQL e que seria uma prova prática. Eu tirei onda e disse que poderia fazer naquela hora, pois já tinha tirado a tarde de folga do trabalho mesmo. Mas acabou que disseram para eu ir no outro dia no horário do almoço e que o tempo da prova seria de uma hora e meia.

Para fazer a prova eles me colocaram numa sala com um computador, tendo o visual studio 2010 e sql management studio 2008.
Foram 3 questões de cada assunto:
LINQ: Já tinha uma solução pronta e era para escrever consultas para retornar determinados resultados;
C#: Tinha uma solução pronta simulando um jogo de poker e eu tinha que implementar três métodos: Suffle, verificar se o jogador possuia um Straight, e verificar se o jogador possuia um Straight Flush, sendo que o método para verificar o flush já estava pronto.;
SQL: Três consultas simples no banco de dados Northwind. A primeira exigindo apenas dois joins, a segunda exigindo um group by e a terceira exigindo um having.

O tempo foi bem apertado, mas deu para fazer quase a trova toda, como deixei as consultas LINQ por último, fiquei sem tempo de fazer as últimas duas, mas o SQL e C# aceitei tudo. A solução C# já possua os testes unitários para validar o que estava sendo pedido :)

Dois dias depois recebi uma ligação dizendo que eles tinham uma proposta para me fazer. Na sexta passada fui lá e a proposta é bem interessante, pois terei um aumento de 50% no salário atual, com benefícios semelhantes e ainda com participação.

Olhando apenas do ponto de vista de investimento eu vou ganhar por mês metade de todo o dinheiro que eu trouxe para me aventurar por aqui :)

Quando me perguntam se eu sou doido por ter vindo a primeira coisa que vem em minha cabeça é: - Doido mesmo é ter a oportunidade e não vir :)

O estilo da empresa me atrai bastante, pois é um misto de software house e consultoria, com algumas soluções prontas. A especialidade é .Net e a empresa é parceira Gold da Microsoft, prestando serviços de portais coporativos, sistemas, software em geral, outsourcing, business intelligence, etc. Tudo o que estava querendo.

O escritório é bem moderno e lembra o que descrevem sobre a irreverência do ambiente de trabalho do Google.

Agora estou naquele período de pedir afastamento do emprego atual e entrar no emprego novo.

10 comentários:

Alexei Aguiar disse...

Poxa! Detonaste! Fiquei muito feliz de saber que estás se saindo tão bem. Na insegurança antes de vir, agente nunca pensa que podemos nos sair tão bem, né?

José Maria disse...

Hehehe. Obrigado.

É isso mesmo. Quando paro para penser vejo como foi uma grande mudança, mas que valeu a pena.

O medo e insegurança durante o processo são enormes.

Eu já estava esperando arranjar um emprego melhor, mas não achei que pudesse arrumar um tão bom logo no primeiro ano.

Pelo que tenho visto estou ganhando o mesmo que os profissionais de TI altamente qualificados ganham e sem falar o inglês que eles falam :)

Igor Leonardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor Leonardo disse...

Parabéns Zé!
Vc é o kra!
Estou refletindo bastante a respeito de uma mudança similar a essa que você fez!

Alexsandro Nunes disse...

Tudo bom?
Em uma thread de .net peguei o endereço de seu blog. Confesso que já li ele todo e me impressionei bastante.
Hoje trabalho como Arquiteto de Software e Líder Técnico em Belo Horizonte, tenho mais de 15 anos de desenvolvimento(C#, VB.Net e VB) e algumas Certificações Microsoft.
É possivel um brasileiro como eu conseguir algum emprego aí e ja ir com emprego garantido ou não tem essa possibilidade ?

Um forte abraço.
Cordialmente,
Alexsandro Nunes Lacerda
www.alexsandronunes.com.br

Felipe disse...

Legal seu blog Zé, vou acompanhar a partir de agora. Sempre tive vontade de ir ao Canada para conhecer, viver e quem sabe imigrar, mas ainda falta um pouco de coragem... quem sabe no futuro! hehehe

[]'s

José Maria disse...

Igor,
É um projeto de médio a longo prazo, mas que compensa bastante. Mesmo levando em consideração diferentes aspectos.

O que me motivou não foi a parte financeira, até por que nós já tíhamos uma vida financeira bastante equilibrada.

Foi difícil pedir exoneração do cargo de professor universitário federal, pois é a profissão que eu realmente amo.

Para minha esposa ainda foi mais difícil, pois ela não pode advogar aqui, mas por sorte arranjou um emprego part-time bem legal.

José Maria disse...

Olá Alexsandro Nunes,
Um profissional bom em .Net e com um inglês intermediário tem uma probabilidade muito alta de arranjar emprego rápido por aqui.

Mas arranjar o emprego ainda estando ai é muito difícil, eu mesmo tentei, mas só consegui, por ajuda de um amigo, prestar serviços como home-office ainda estando no Brasil.

Assim que atualizei o meu endereço, com um mês eu estava empregado.

A

Alexsandro Nunes disse...

José Maria,
Primeiramente muito obrigado pelo feedback.
Gostaria de tirar algumas dúvidas e ví que por aqui não é possivel o envio de e-mail direto para você.
Então gostaria de saber se voce se importaria em passar seu email para eu tirar algumas pequenas dúvidas a nós desenvolvedores .net ai no canadá?

Um forte abraço.
cordialmente,
Alexsandro Nunes Lacerda
E-mail: alex@base1.com.br

Gui disse...

quanto é a hora pra dev .net no canadá? (senior)