sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Despedida do primeiro emprego canadense

Bem, a jornada, nas terras geladas, está apenas começando e em 6 meses eu já fiz a primira troca de emprego. Eu gostava muito do antigo emprego, mais basicamente eu estava dando manutenção em sistemas. Eu estava sendo terceirizado na Alberta Energy, semelhante a Petrobras no Brasil, mas também abrangendo outras fontes de energia: carvão, gas, etc.
Os sistemas com os quais eu trabalhei foram:
- FMT (Freehold Mineral Tax) - C#, Windows Forms, .Net 2.0 e SQL Server 2005
- Quarterly Reports (Relatórios gerenciais) - C#, ASPX, .Net 1.1 e SQL Server 2005
- TEARS (Sistema e ponto) - Access 2007
- CMS (Gerência de contratos) - Cold Fusion
- Energy Statistical Information - C#, Windows Forms, .Net 2.0 e SQL Server 2005
Sendo que o FMT foi o que mais trabalhei, os outros eram correções ou melhorias ocasionais.

Foi muito proveitoso esse período lá, aprendi bastante sobre a cultura de trabalho canadense e fiz muitas amizades. Foi bom ter trabalhando com vários sistemas, pois pude me relacionar com muita gente na empresa. E quase todos os técnicos também são imigrantes. Eu acho que apenas 20% dos colegas de trabalho nessa empresa do governo eram canadenses. Bom que agora eu já tenho um certo network e referências.

A decisão da mudança foi primeiramente por causa do salário e também poque sempre preferi trabalhar na iniciativa privada, por achar o que o profissional pode ser mais valorizando de acordo como retorno fornecido. E de quebra esta empresa trabalha com tecnologia bem nova e será uma excelente maneira de me atualizar, pois até então eu estava me esforçando nos horários livres para me manter atualizado e não praticando profissionalmente, pois na Alberta Energy estavamos ainda usando .Net 2.0.

Eu sempre soube que a passagem pela Alberta Energy seria temporária, mas confesso que não esperava receber tão cedo uma proposta tão boa. Minha programação era depois de 2 anos procurar ativamente por posições TOPs no mercado canadense. Que bom que veio antes do esperado.

Começo no novo emprego primeiro de março e lá é uma empresa privada que presta serviços nas tecnologias Microsoft: Share Point, Dynamics CRM, SQL Server . Net.
É bem o estilo de empresa que gosto de trabalhar, pois possui um ambiente moderno e flexível.
Já sei que meu primeiro projeto será com Dynamics CRM, o qual começei a estudar na semana passada :)

3 comentários:

Felipe Oriani disse...

Legal seu feedback do trabalho José! Penso muito em imigração também e estou acompanhando seu blog, gostaria de saber algumas coisas sobre o mercado ai do Canada, se tu puder responder, agradeceria!

Como são os desenvolvedores dai? (Canadenses ou imigrantes)

Alguma tecnologia em especial está com alta demanda por ai no mercado de .Net Canadense?

Existem vagas para Junior/Pleno? Olhei no Monster.Ca mas tem muita coisa para Senior, e ainda acho que não atingi tal nível...rs

Obrigado José e continue com os posts, pois são ótimos!

José Maria disse...

Olá Felipe,

Obrigado.

A maioria dos desenvolvedores são imigrantes, principalmente no serviço público. Aqui quase todo serviço de TI é prestado através de uma empresa, tipo, a pessoa não consegue abrir uma empresa pequena e ir para as concorrências, pois há vários requisitos que apenas empresas médias e grandes conseguem atender.

Aqui em Edmonton tem vaga para tudo, iniciante e experiente. .Net é a plataforma que se fundamentou por aqui. A maioria das empresas e orgãos do governo usam windows e .Net.

Se a pessoa vier com um inglês bom tem tudo para arranjar emprego rápido.

Jonas  disse...

Olá José Maria, por onde começo para procurar emprego em Alberta? Sei q o Canadá tem um programa bem especifico para o Quebec, mas para ai tem?

-jonas